quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Duas palavras

Todo pai quer que o filho goste das coisas que ele gosta. Tem pai que coloca o filho para escutar Beatles, tem pai que leva o filho para andar de skate, tem pai que, ainda na maternidade, já enfia roupa de time no pequeno, tem pai que ensina quatro línguas diferentes para a criança. Enfim, tem de um tudo!

Tem pai que quer que o filho desenvolva o prazer pela leitura. Para isso, tem que dar o exemplo. Então, já cansei de passar as tardes deitada na cama, do ladinho da Marina, lendo. Lendo para mim e para ela! Primeiro, leio um pouco dos meus livros, enquanto ela tira uma soneca. Depois, quando ela acorda, leio para ela. Escolhi um livro que foi da minha mãe e que eu, quando criança, também li. Se chama "Uma Casa na Floresta", da Laura Ingalls.

O mais engraçado é que o livro é totalmente outdated. Talvez, se ela já soubesse ler, eu não deixasse que lesse sozinha. A história é a seguinte: uma família mora numa casa de madeira, no meio da floresta, e está se preparando para a chegada do inverno. Então, o pai sai para caçar e, quando volta com as suas presas, eles desossam, depenam e defumam os animais. E a autora descreve tudo com riqueza de detalhes! Minha filha certamente viraria vegetariana!

Mas além da leitura, há outras maneiras de ir aculturando o bebê. A música é uma delas, não só com Beatles, mas também, e principalmente, com Chico Buarque. Tem duas músicas do Chico que são belas histórias para contar, até como canções de ninar. Adoro colocá-las para tocar e dançar com a Marina pela sala, cantando bem baixinho para ela. (João e Maria e Valsinha para quem não quiser ver o vídeo e ouvir a música, embora eu recomende.)
 



Por fim, tem as duas palavras lá do título. São as duas palavras mais difíceis que já ensinei para a Marina até agora: minuciosamente e soslaio. Minuciosamente é a maneira como eu limpo ela a cada troca de fralda. E de soslaio foi a olhadela linda de morrer que ela me mandou ontem!



Nenhum comentário:

Postar um comentário