terça-feira, 14 de outubro de 2014

Dormindo na cama

Estava lendo um post sobre o processo de passagem do berço para a cama num blog e fui procurar o que eu tinha escrito sobre o assunto. Não achei... Além disso, já tem tempo que eu não atualizo a nossa rotina noturna.

Então vamos lá!

Já fazia um tempo que a Marina dormia num berço dobrável. Não é daqueles de camping, não. Tinha colchão, mas a medida é menor que a de um berço padrão.  Então, eu já estava querendo passá-la para a cama. Mergulhei no pinterest e encontrei uma cama linda. Dani mandou fazer e ficou linda!


Aí, em abril, quando ela tinha 1 ano e 10 meses, trocamos o berço pela cama. Avisamos antes que a Marina ia ganhar uma cama linda, com lugar para colocar livrinhos e tal. Saímos para comprar um colchão novo. E, no dia da mudança, ela "ajudou" a desembalar a cama e levá-la para o quarto. Transição sem sofrimento! Confesso que já nem lembro mais direito. Ela curtiu! Às vezes, me confundo e falo em berço. Ela me corrige rapidinho: berço não, mamãe!

Como o quarto dela é pequeno, optamos por fazer uma mini cama. Sei que é uma questão controversa, muita gente não quer gastar esse dinheiro a toa, mas eu gostei bastante. Acho importante que, ao sair do berço, a criança conquiste autonomia de ir e vir da sua cama, que possa subir e descer sem ajuda e sem problema. Com uma cama de solteiro padrão isso não seria possível, pelo menos não nesse início (só se fosse aquela de cama debaixo da cama de solteiro). O único ponto bem negativo para mim é que, como muitas vezes deito na cama com ela, acaba ficando bem pequeno para mim...

Então vou contar como está a nossa rotina noturna. Quando chega a hora de dormir, às vezes a Marina até pede para ir para a cama. Quando não pede, costuma ir sem relutar. Isso acontece entre 8:30 e 9:00. Ela deita na cama e eu sento no chão, do lado dela. Às vezes, lemos um livro. Depois, canto uma música, sempre a mesma, ela que pede. Quando termino de cantar, dou um beijo de boa noite, ela pede para eu ficar um pouco. Eu fico. Ela dorme. As vezes leva 3 minutos, as vezes leva 13, as vezes eu nem sei, porque durmo junto! De vez em quando (talvez 1 vez por semana), ela ainda acorda no meio da noite. Às vezes vem para a nossa cama, outras quer voltar para a dela, outras ainda nem levanta. Eu vou lá, boto a mãozinha, acalento, ajudo com a chupeta e ela volta a dormir. De manhã, às 7:00, ela acorda me chamando. "Mamãe, vem aqui!" Adoro isso!

Outro dia, falando com o Dani, decidi que estava na hora de conversar com a Marina e dizer que ela precisa voltar a dormir sozinha. Conversei e melhorou. Quando termino de cantar, ainda fico um pouco com ela, mas tem sido mais rápido.

Aí, semana que vem vamos viajar e vai bagunçar tudo de novo! Ufa!

3 comentários:

  1. Nossa adorei a mini cama. Parabéns por incentivar a autonomia dela. Tbem concordo em passar por essa etapa. Vc lembra onde comprou esse modelo de cama? Foi site ou loja fisica mesmo? Obgada bjinhos.

    ResponderExcluir
  2. Nossa adorei a mini cama. Parabéns por incentivar a autonomia dela. Tbem concordo em passar por essa etapa. Vc lembra onde comprou esse modelo de cama? Foi site ou loja fisica mesmo? Obgada bjinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dariane. Obrigada pelo seu comentário. A mudança para a cama foi ótima e tranquila. Eu super incentivo! Eu vi essa cama no pinterest e adorei, aí mandei fazer... Infelizmente não posso te ajudar com isso. Beijos.

      Excluir