sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Viajando com criança - parte 1: como se planejar?

Até hoje, com 2 anos e 4 meses, já fizemos várias viagens com a Marina. Na hora de começar a planejar, é muito importante avaliar a idade da criança e os atrativos do local. Embora a idade deva ser adequada ao destino, eu acredito que todo destino reserva passeios interessantes e descobertas novas para as crianças, independente da idade.

A primeira vez em que viajamos, a Marina tinha 6 meses e fomos passar o Reveillon em Angra. Ela já sentava e já estava liberada para ir à praia e à piscina. De qualquer maneira, os horários adequados para uma criança se expor ao sol são bem diferentes da liberdade que o adulto tem. Então, precisávamos nos revezar bastante para poder respeitar os horários dela. Além disso, como ficamos numa casa alugada, tínhamos toda o conforto de cozinha, fundamental para um bebê que só come as próprias comidas.

Já com 1 ano e meio, passamos uma semana num resort na Bahia. Um ano depois da experiência anterior, a nossa liberdade com a Marina mais que tinha duplicado. Ela nos acompanhava em praticamente tudo numa boa. Também já comia a nossa comida. Aí, foi ótimo ter um buffet com várias opções à disposição. Ela podia até escolher o que queria. Como estávamos dormindo os três juntos, no mesmo quarto, não podíamos colocar a Marina para dormir, sair do quarto e ir curtir um pouco o hotel. Então, acabou que ela dormia um pouco mais tarde que o normal, e nós, um pouco mais cedo.

(Nesse meio tempo, também fomos a Búzios quando a Marina estava começando a andar. Era inverno e o sol estava uma delícia. Ela já comia coisas nossas, mas a base principal ainda era a comidinha dela. Então, fiz em casa e levei congelada. E em janeiro, também fomos com a minha avó para um hotel em Angra, num esquema bem parecido com o da Bahia.)

 

Uns meses depois, fizemos nossa primeira viagem internacional. Dessa vez, fomos só nós duas, para Buenos Aires. Antes de ir, pesquisei muito na internet sobre opções legais para criança numa cidade tão noturna, boêmia e gastronômica. E achei várias! Mas, como sempre acontece quando vou a Buenos Aires, acabo fazedo muito menos coisa do que tinha planejado. Também dormimos juntas, ela se adaptou aos meus horários muito mais que eu aos dela. Os passeios foram muito agradáveis para as duas. Resultado mais que positivo e já estou planejando a próxima para o ano que vem!



Agora, estamos na África! A desculpa da viagem foi a festa de 60 anos de uma amiga da minha mãe (mais velha que ela, tá?!) Conseguimos todas as passagens com milhas e embarcamos nessa! Como é um lugar que não conhecemos, tivemos que conjugar bastante os interesses da família. Infelizmente, durante o planejamento da viagem, descobri que crianças menores de 6 anos não podem fazer sáfari. Na hora, fiquei super decepcionada, afinal estava criando uma mega expectativa na Marina de ver leão, girafa, etc. Mas resolvi procurar alternativas (y las hay!) para incluir a pequena e mostrar a maior variedade possível de bichos, lugares e novidades para ela. Na volta conto como foi!

Nenhum comentário:

Postar um comentário