segunda-feira, 1 de outubro de 2012

A aposentadoria da concha e do mamatutti

Tudo tem sua hora e chegou a nossa... Depois de um mês amamentando através da sondinha mamatutti, ainda insistindo para que ela sugasse um pouco do meu leite também, por menos que fosse, finalmente a saga chegou ao fim.

Antes de abandonar a amamentação de vez, li alguns relatos de mães sobre o desmame. A maioria é extremamente emotiva e mostra um grande saudosismo da relação mãe e bebê que se estabelece através da amamentação. Durante a maior parte do tempo, quando eu falo sobre o assunto de maneira prática e objetiva, digo que se não deu, não deu. Não adiantava mais insistir, daquela pedra (ou peito) não saia mais leite... E não saía mesmo, como ficou provado da última vez em que usei a bomba. Foi a pedra de cal na minha amamentação. Mas, em outros momentos, mais raros (como agora), quando paro para pensar com calma sobre o assunto, também me bate a mesma nostalgia. Vem uma vontade avassaladora de tentar mais, de insistir, mesmo sabendo que já não adiantaria tanto, que o sacrifício é maior que os benefícios. Será? Viu aí a dúvida? Então, melhor mudar de assunto e ir lá preparar a próxima mamadeira!

Da próxima vez, tem várias coisas que eu gostaria de fazer diferente. Outro dia, estava lendo algo sobre amamentação, que dizia que menos de 5% das mulheres realmente não têm capacidade de produção de leite. Não sei se faço parte dessa estatística, ou se meu leite diminuiu por outros motivos. Só sei que, da próxima vez, vou tentar de novo e vou fazer diferente!

Então, já foram lá para cima do armário meus apetrechos de amamentação: os sutiãs e as conchas. By the way, conchas! Nunca falei disso aqui, mas achei genial! Eu me adaptei super bem (sei que mulheres que não se adaptaram). Tem um monte de vantagens: deixa o bico do seio mais proeminente, para o bebê conseguir puxar melhor, armazena o leite que pinga para que você possa utilizar depois (se a concha tiver sido devidamente esterilizada) e não deixa vazar e molhar a sua roupa toda. Recomendo! Eu usava uma toda rígida, sugerida pela Stephanie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário