sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

O refluxo

O refluxo veio e foi e nunca falei dele...


refluxo gastroesofágico ou doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) consiste no refluxo de conteúdo alimentar presente no estômago para o esôfago, normalmente com pH ácido, embora possa ser também de conteúdo biliar, neste caso chamado refluxo alcalino.
O refluxo, que contém material ácido, atinge a faringe e até a boca, provocando ardor, queimação, mal estar e, em casos extremos, a morte.
By Wikipedia

Deus me livre dos casos extremos... Aqui tivemos apenas um refluxo de grau leve, identificado pela pediatra e diagnosticado através de uma ultrassonografia gastroesofágica.

No mundo dos adultos, o refluxo nada mais é do que uma sensação de azia e queimação. Pode, ou não, vir acompanhado de golfadas. O importante é entender que refluxo não é, necessariamente, colocar nada para fora. A Marina nunca foi de golfar, mas tinha refluxo, e incomodava bastante. A dor que o bebê é como o nosso incômodo com a azia (que eu não sei muito bem como é, porque nunca tive!). Não vem apenas em horários específicos do dia, pode vir a qualquer hora, com crises intensas de choro, atrapalhando, inclusive o sono e a amamentação. Muito mais tarde, me disseram que, talvez, eu possa ter deixado de amamentar por causa do refluxo.

Bem, mas diagnosticado o maldito, a Marina começou a tomar remédio (que acho que metade do bebês toma...), o Label. A melhora foi bem rápida! Pena que ela não começou a tomar o remédio antes, enquanto eu ainda amamentava. Ela tomou o remédio por uns dois meses (foram dois vidros, e o segundo ainda sobrou.) Um dia, fui à consulta da pediatra, mas esqueci de perguntar se devia continuar dando o Label. Ela também esqueceu de receitar, mas, se bobear, nem lembrava que a Marina tinha refluxo e não viu na ficha. Uns dias depois da consulta, esqueci de dar um dia de noite e ela dormiu muito bem. Aí, não dei de manhã. Aí, resolvi dar de noite para não prejudicar o sono longo. Mas um tempinho depois (bem curto), parei de vez. E a pequena está ótima!

Já nem lembro mais do tal do refluxo. Nem ela!

Um comentário:

  1. oLÁ BOM DIA!

    Achei seu blog muito bacana, eu monto fotos em cima de músicas, posso utilizar uma foto da sua filha em uma das minhas montagens?

    acoliveira40@gmail.com


    obrigado;

    ResponderExcluir