quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Nanou!

Para tudo! Tô com muito medo de proferir as próximas palavras, mas vamos lá: acho que conseguimos! Acho que a Marina aprendeu a dormir sozinha. Eu estou tão, mas tão chocada com a rapidez e facilidade de todo o processo que ainda fico meio ressabiada em acreditar que deu tudo certo.

Antes de entrar nos meus devaneios, vamos aos fatos.

No dia 3, ainda sem o Dani em casa, deitei a Marina no berço e, quando me afastei para fazer o discursinho e sair do quarto, ela levantou e começou a chorar, mas, como num passe de mágica, parou de chorar antes mesmo que eu saísse do quarto. Só que esse primeiro choro é mais um grito do que um choro, e já é bem ruim. E dá um medo danado de ele não acabar mais... Mas acaba! Ela ainda deu uma resmungada no meio da noite, mas nem se prolongou muito, pelo menos nem deu tempo de eu pegar o celular para começar a cronometrar. Só que ela acordou um pouco antes das 7h chorando e passou a manhã um pouco manhosa, o que tem se tornado cada vez mais frequente (outro post a vista).

No dia 4, ontem, já com o Dani em casa, chegamos todos juntos da festinha de dia dos pais da creche. Ela dormiu no carro e parecia bem cansada, mas aguentamos até às 20h30, entre brincadeiras, distrações, chorinhos e reclamações. Cumpri toda a rotina como sempre e, depois de colocarmos a bonequinha Valentina para dormir, foi a vez de Marina ir para o berço. Discurso e tchau! E o choro, cadê? Não teve!!! Saí do quarto sem nenhum nhé. Sucesso! Antes de irmos dormir, ela ainda deu três reclamadas. Em duas delas, cheguei a pegar o celular para cronometrar, mas parou bem rápido, sempre antes de 1 minuto. Depois, às 4h44 da manhã, Marina gritou bem alto. De novo, peguei o celular, mas ela parou antes de um minuto. E, às 7h10, entramos sorrateiros no quarto para encontrá-la acordada. Assim que nos viu, ela levantou, sorriu e jogou os braços. Amo!!!

Vou manter a rotina bem rígida pelos próximos 15 dias, para internalizar bem todo o processo e firmar o aprendizado. Além disso, embora eu já esteja no quinto dia de aplicação do método Nana, nenê, ainda não precisei entrar no quarto nenhuma vez depois de colocá-la acordada no berço. O método apresenta um quadro de intervalos, que vão crescendo com o passar do tempo. Por exemplo, no quinto dia, a primeira espera para entrar no quarto é de 9 minutos, a segunda, 11 e da terceira em diante, deve-se esperar 13 minutos para entrar no quarto. Só que, como eu ainda não precisei aplicar nenhum intervalo, vou seguir os intervalos do primeiro dia (1, 3 e 5 minutos), já que a Marina ainda não passou por nenhuma crise de choro sem ser atendida.

O que mais me surpreendeu nesse processo todo foi o término das acordadas noturnas. Faz quatro dias que eu não levanto para colocar uma chupeta ou levar a Marina para o nosso quarto. Faz quatro dias que eu passo a noite inteira dormindo. Faz quatro dias que ela passa a noite inteira dormindo! Tentando analisar e adivinhar como isso foi possível, e com tamanha facilidade, cheguei a uma única resposta possível: ela aprendeu que, às 21h, ela dorme sozinha, sem a ajuda e companhia da mamãe. Então, quando acorda de madruga, ela já sabe que também precisa voltar a dormir sozinha. E eis a minha redenção!

E embora esteja sozinha, a Marina tem vários recursos para lhe fazer companhia: os naninhas, o desenho, o móbile de coração que ela ama (lindo e moleza de fazer) e a coleção de chupetas que habita o berço! E, como sempre digo para ela, posso não estar ao seu lado, mas ela nunca vai ficar sozinha! Nem eu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário