sexta-feira, 22 de agosto de 2014

26 meses

Eu tinha programado esse post para o dia 22 de junho, mas não sei por que não entrou.
Aí, fui enrolando, esquecendo e pronto, hoje, 22 de agosto, lá vai ele. Hoje a Marina faz 2 anos e 2 meses!

Nesses dois anos, passamos por muitas mudanças, crescimentos (meu e dela), emoções e alguns estresses também (porque ninguém é de ferro, e nem tudo são flores). Mas o amor que eu conheci, que a minha filha me apresentou, fez nascer dentro de mim uma pessoa nova também! E muito melhor! E me fez descobrir no meu marido um homem movido pelo amor.

E, hoje, aos 26 meses (com vários adendos e muitos avanços desde os 24), essa é a minha Marina:

- adora banana e manga. Não curte mamão.
- conheceu o melão há pouco (não sei por que diabos) e adorou!
- adora pão de queijo, carninha, arroz e feijão. (Na creche, um dia, estava com o intestino solto e preferiram não servir feijão para ela. Só que ela não aceitou a comida enquanto não puseram o feijão! hahaha!)
- aprendeu o que é chocolate e sorvete. Já tinha comido os dois antes, mas não associava nenhum nome a eles. Agora que já tem nome, lascou. Pede sempre que vê ou escuta o nome. Virou palavra proibida!
- adora suco! Adora! Sempre pede suco e sempre quer mais!
- também adora água. Toma super bem, e pede com frequência.
- já come sozinha. E ai de quem tentar ajudar...
- já usa o garfo, daqueles de aperitivo, pequenininhos. E dos de sobremesa também, nos restaurantes.
- sempre tenta pegar uma faca, e quer ajudar a cortar.
- adora me ajudar a fazer bolo.
- acabou de perder as roupinhas de 9 e 12 meses. As de 2 anos ainda ficam grandes, mas dobra daqui, puxa dali e vai.
- não curte muito se vestir e trocar de roupa. Tenho que ser rápida e precisa e, de preferência, escolher o melhor momento.
- adora um sapato! Quando eu dou mole e ela pega as caixas com os sapatos maiores, que ainda não estão em uso, a diversão rola solta. O difícil é guardar tudo.
- já consegue tirar o sapato sozinha, dependendo do modelo. Eu explico que tem que puxar pelo calcanhar e ela faz direitinho.
- gosta muito de música. No carro, quando coloco um CD e a música acaba, ela não dá nem dois segundos e já pede "ota"!
- acompanha letra de música que é uma beleza, sempre enfatizando a última sílaba de cada palavra, e seguindo o ritmo certinho.
- simplesmente ama a música "leão", da arca de noé, do Vinicius. Se toca uma vez, lascou. Só vai tocar ela, porque ela pede repeat at eternum.
- adora banho! nos fins de semana, os banhos de banheira duram uns bons vinte minutos. E ai de mim se tentar tirar ela antes da hora... Adora passar "cabolete" (já aprendeu a falar sabonete...), sozinha, claro, mas odeia quando eu passo xampu. Sempre dou um pouco de xampu para ela passar no cabelo e me ajudar, mas tenho que esfregar rapidinho.
- ama lavar a mão! Quando chegava na creche depois das amigas, entrava na sala e chamava a Lolô e a Malu para o banheiro. E lá iam as três lavar a mão. No inverno, a professora começou a vetar isso.
- dorme na caminha, e gosta bastante dela, principalmente de sentar no banquinho que fica no pé da cama.
- está passando por momentos difíceis em relação à hora de dormir. Normalmente, tenho que ficar com ela até ela adormecer... Antes era perfeito, e ainda vai voltar a ser!
- acorda no meio da noite, e aí vem para a nossa cama. Já vem andando sozinha e, quando chega, levanta os braços para eu puxar ela para cima.
- anda de carro numa boa, mas às vezes se irrita e pede para sair.
- dorme no carro que é uma beleza.
- já viajou de avião duas vezes.
- é bem calorenta.
- fala muito! E é lindo! Às vezes, surge com umas palavras não sei de onde.
- já passou da fase de repetir tudo que a gente fala. Agora, cria suas próprias frases.
- já me conta como foi o dia na escola, o que fez, com quem brincou!
- pede licença para tudo! E ama dar ordem!
- forma frases de trás para frente (outro dia, estávamos numa festinha e fomos comer o bolo, que tinha confeitos de estrelinha por cima. Aí ela dispara: "mamãe, estelinha comê não".)
- confunde todas as cores. E às vezes cisma com uma. Primeiro foi o amarelo. Tudo era amarelo. Depois veio o verde. Agora é a vez do marrom.
- já sabe contar: "tês, quato, cinco, eis, ete, nove, dez"!
- confunde acender com apagar. Quando entramos em casa de noite, ele começa: "mamãe, apaga a luz".
- é a maior macaca de imitação. Imita tudo e todos. Outro dia, estava passando pela sala e bati as unhas no tampo da mesa de vidro. Ela, que vinha logo atrás, tentou repetir o mesmo, batendo os dedinhos no vidro. Lindo de morrer!
- tem muitos amigos na creche, mas já tem os preferidos.
- reconhece os pais de todos os amigos, aponta e diz o nome da criança.
- é beijoqueira! No colégio, em casa, adora dar beijo. Outro dia, saindo de casa de manhã, chamou o pai: "beijo, papai, bico!" E é super carinhosa!
- tem um jeitinho super meigo. E cílios enormes!
- também é muito vaidosa. Gosta de batom e de óculos.
- andou de bicicleta pela primeira vez e curtiu muito.
- ganhou um patinete de aniversário e amou!
- curte um teatrinho.
- já assistiu vários filminhos (Toy Story, Nemo, Cinderela, Rei Leão).
- adora galinha pintadinha e pocoyo.
- adora brincar de bambalalão.
- adora brincar de qualquer coisa com a mãe do lado. Mas tenho que ficar sentada do lado mesmo!
- ama brincar de massinha.
- já tenta pular. Dá o impulso com as pernas e galopa, mas não consegue tirar os dois pés do chão ao mesmo tempo.
- gosta de brincar de túnel nos bicicletários que têm na rua.
- não tem brinquedo nem boneca preferidos. Brinca com vários, mas não demonstra predileção.
- dá nome para todas as bonecas.
- gosta muito de uma cabaninha que ganhou dos tios. Brincamos de boneca e de ler livro lá dentro.
- ama colo! E pede sempre!

E eu amo muito muito tudo isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário