terça-feira, 2 de dezembro de 2014

O exemplo

Se tem uma coisa que eu acho poderosíssima com criança é o exemplo! Se você fizer, é batata que a criança vai copiar. Todo mundo sabe que tem que tomar um cuidado danado com o que fala perto de criança, que, aos dois anos, a tendência é repetir tudo que ouve. Mas o exemplo vai além das palavras. As crianças copiam também os atos dos adultos.

Num primeiro momento, a gente acha fofo. E é! Mas, na verdade, também é muito sério. Imagina você, num momento de raiva, jogar alguma coisa no chão, ou bater uma porta. A criança vai aprender esse comportamente e pode reproduzi-lo. Lá em casa, não temos esse tipo de atitude negativa na frente da Marina. (Nem muito por trás, por sorte!)

Mas, em compensação, outro dia, estávamos tomando café. Eu segurava o meu sanduíche e ela, o dela. Aí, reparei que ela estava olhando atentamente para a minha mão e imitando o meu trejeito segurando o pão, colocando a mão dela na mesma posição. Na hora, achei graça. Depois, pensei na minha responsa!

Outro dia ainda, ela estava brincando de botar e tirar os óculos escuros. Aí, tirou os óculos e mordeu na pontinha da haste, coisa que muita gente faz, mas eu não! Perguntei por que ela estava fazendo aquilo. E ela me respondeu: a vovó mordeu!

Estávamos no restaurante. Ela pegou um saquinho de sal e começou a fingir que jogava na comida, sem o abrir o saquinho mesmo. De novo, perguntei onde ela tinha visto aquilo. E ela me respondeu que o Massi fazia!

Por fim, Marina estava fazendo xixi. Como estava de camisola, pegou o vestido todo, que é bem comprido, enrolou e enfiou dentro da gola. Mais uma vez, perguntei de onte ela tirou aquilo. E ela disse que foi a Teté que fez.

Resumindo: atenção, pessoal, a pequena está de olho em tudo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário