quinta-feira, 19 de julho de 2012

Cursos, consultas e a francesa

Finalmente chegou a hora de falar dos cursos de grávida e da francesa. É tanta coisa acontecendo que tenho mais assunto do que disponibilidade para escrever...  Bem, então vamos por partes, começando do início.

Ainda grávidos, fizemos alguns cursos com a Stephanie, do Prepar. Foram eles: amamentação 1 e 2, banho e cuidados com o bebê e o enxoval.

Os dois cursos de amamentação são muito bons. No primeiro, ela fala dos primeiros 10 dias de vida do bebê, as etapas da amamentação para a mulher (colostro, apojadura e descida do leite) e a rotina do bebê (praticamente inexistente). No segundo, é a criação da rotina, que permanece mais ou menos a mesma até os 3 meses, e sofre alguns ajustes de 3 a 6 meses. Achei muito bom e estou colocando em prática vários ensinamentos dela.

À aula de enxoval fui com a minha mãe (liberei o Dani dessa). Ela fala muito sobre a arrumação das malas para levar à maternidade. Mas também dá várias dicas do que comprar nos EUA e, principalmente, do que não comprar para otimizar e economizar! E ainda apresenta o conceito Montessoriano do quarto de bebê sem berço, com um futon. Bem legal.

O último curso foi o melhor! Ela diz que o banho deve ser dado no chuveiro, pelo pai. Depois vou contar melhor como foi a nossa experiência. Mas já ainda que é mágico!

Além dos cursos, a francesa ainda vende vários produtinhos lá, dos quais indico alguns:
Formato "ninho", mas ainda sem a fronha.
- o trocador antirrefluxo (não comprei, mas peguei emprestado. O melhor de tudo, além de ser antirrefluxo, é deixar o bebê de frente para você na hora de trocá-lo, e não de lado, como a maioria dos trocadores.)
- camisola de amamentação (é genial! Pena que veio essa onda avassaladora de frio, que nem está me deixando usar a minha. A melhor roupa de amamentação que eu tenho!)
- concha de amamentação (também é vendida em farmácias, mas não é toda farmácia que tem. Para mim, foi meio difícil encontrar e ainda foi mais caro do que o preço dela.)
- o minhocão (outro achado genial! Antes da Marina nascer, ele servia de almofada para mim. Depois de várias noites mal dormidas por causa do barrigão, lembro que, na primeira vez em que dormi com o minhocão, não acordei a noite inteira, quase uma façanha para grávidas. Já com a Marina, ele serve tanto como almofada de amamentação como como "ninho". Como estamos usando mais no formato ninho, para ela dormir bem aconchegada, forrado uma fronha, fica meio difícil ficar botando e tirando a fronha com a Marina nos braços. Então não temos usado como almofada de amamentação.)

Por fim, além dos cursos e produtinhos, ela também faz atendimentos personalizados. Na primeira quinta-feira da Marina, em que eu estava meio desesperada, achando que ela não estava mamando, cheia de inseguranças, fui até a casa dela para uma "consulta". O esquema é ótimo. Você fica duas horas lá e reproduz todo o processo de amamentação que faria em casa, com a diferença de que ela está lá te ajudando! E ela ainda pesou a Marina antes e depois da mamada e disse mais ou menos quanto ela tinha mamado! Foi uma ajuda muito mais psicológica, que meu deu mais segurança para enfiar a cabeça do bebê no peito quando necessário, sem medo, me mostrou que ela estava mamando super bem e me deixou mais confiante. Era tudo que eu precisava. Não hesitaria em ir até lá novamente, se ficasse grilada com alguma coisa.

Mas nem tudo são rosas... Ela tem um jeitão bem francês, que não te cativa de cara. Além disso, achei as aulas muito longas. (As nossas começaram às 19h30 e terminaram depois de 22h30. Foi meio exagerado, principalmente porque, às vezes, ela divagava muito, fugindo do assunto ou se estendendo demais.) Ela também é um pouco radical demais em relação a alguns temas. Eu acho, sim, que é melhor humanizar o nascimento ao máximo possível, mas não tem tanto problema deixar o bebê na incubadora por duas horinhas, tem? E os preços são um pouco salgados, principalmente se você fizer muita coisa. Mas, no final, vale a pena. Eu indico!

Nenhum comentário:

Postar um comentário