quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Hora do almoço

Esse fim de semana, foi a vez de inserir o almoço na alimentação da Marina. À medida que ela vai evoluindo, eu vou tendo coragem de ir inovando e acrescentando novos itens e novas refeições.

Começamos com o trio parada de sucesso: batata baroa, chuchu e cenoura. Cozinhei tudo numa panela de água, sem sal. Para tentar dar uma animadinha, coloquei louro e tomilho (um bouquet garni incompleto e sem saquinho de filó, tudo direto na água mesmo). Fiz cada legume em separado, já que eles têm tempos de cozimento diferentes. Pronta a cenoura, a batata foi para a água. Pronta a batata, foi a vez do chuchu. Deixei o mais sem graça para o final, assim ele já pegaria um gostinho de tudo que tinha passado pela panela.

Ainda tenho medo de amassar a comida com garfo e deixar pedaços que a Marina não consiga engolir e acabe engasgando. (Uma das coisas a que tenho mais horror é engasgo de bebê!) Então, meu amigo inseparável nesse momento papinha tem sido o mixer. Uso a "função" mini-processador. Coloquei um legume de cada vez. Resultado: um purê de batata baroa, um de cenoura e um mais líquido de chuchu (que, naturalmente, tem muita água e, por isso, ficou mais aguado mesmo). Foram duas colheres de sopa de cada purê, em separado, no mesmo pratinho. Eventualmente, eles acabaram se misturando, mas acho muito importante a criança aprender a perceber e distinguir o sabor e a cor de cada legume, saber qual é qual e, aí sim, definir do que gosta e do que não gosta.

 *** DICA 1: A batata baroa é muito viscosa e densa. Uma boa é colocar um pouco da água do cozimento na hora de bater. No sábado, não botei e foi o legume mais difícil de descer. No domingo, coloquei e melhorou.

*** DICA 2: Uso o mixer para tudo, até para as papinhas de fruta. Vai raspar maçã? Nada disso, vai tudo pro mixer. Agora, algumas coisas são um pouco mais difíceis de bater. Nesses casos, é só colocar um pouquinho de líquido. Mas é um pouquinho mesmo, nada a ver com o liquidificador. Quando fui bater a maçã para o lanchinho da manhã de sábado, coloquei um jorrinho de água de coco. Na hora da pêra foi a mesma coisa. Delicious!

Nenhum comentário:

Postar um comentário