quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Brincando na cozinha

Fazer comida de bebê tem um lado que é zero glamour: o lado da obrigação! Se a Marina almoçasse e jantasse todos os dias em casa, era coisa de ter que fazer comida de dois em dois dias. Mas, como ela almoça na creche, só me resta o jantar. Aí, o objetivo é montar um esquema de fazer comida duas vezes por semana. Às vezes, alguma coisa acaba e tem que fazer mais, mas aí é uma coisa só, mais rapidinho.

De qualquer maneira, não quero falar da obrigação, mas sim da diversão. Confesso que adoro fazer comida para a Marina! Arrisco, invento, me jogo de cabeça. (E olha que, para inventar comida de adulto, eu sou uma negação.) Tomo várias liberdades e não tenho medo de errar! O melhor de tudo é que é muito simples, já que só mexo com frutas e legumes (agora no máximo um feijão e macarrão). Como não tem ovo, farinha, leite, etc., não rola aquele medo de não dar certo. Sinceramente, o que pode dar errado com uma maçã ou uma batata? Você pode assar ou cozinhar, ou até botar no microondas. (Eu, particularmente, não gosto de cozinhar as coisas no microondas. Talvez seja puro preconceito, mas não gosto.)

São coisas simples, mas que dão um toque todo especial à comida da minha devoradora do que vier pela frente!

Já fiz suco de melão com hortelã e suco de figo com água de coco, sugestões da Patricia, lá do Mundo Ovo. Ainda vou fazer suco de melancia com canela. Também já coloquei curry na batata e carne seca no feijão (foi um pedaço beeeem pequeno, e só na hora de cozinhar o feijão). Para as frutas, já fiz compota de pêra, banana e maçã (cozinhei, na panela, no fogão, sem água, em fogo baixo - gruda um pouco na panela, mas nada demais), banana e maçã com canela (também cozinhei na panela, com três bastõezinhos de canela). A última foi maçã assada aromatizada com cravo (no forno, envolta em papel alumínio, com alguns cravinhos espetados em cada maçã. Depois de assada, descasquei e passei no mixer. Até o marido gostou!)

E quando as pessoas me perguntavam se a Marina gostou, eu ficava meio assim... Não dá para saber se ela gosta, só sei que ela devora tudo! E aí, escrevendo esse post, me dei conta de que, se ela devora tudo é porque ela gostou, sim. Então, da próxima vez que me perguntarem se ela gosta de feijão, ou de maçã, ou de macarrão, já sei o que vou responder: Ela adora!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário