segunda-feira, 24 de junho de 2013

Aproveita que passa rápido!

Tem algumas frases clichê de mãe que a gente ouve por aí que me dão arrepios, vivo verdadeiros momentos de terror e pânico quando escuto os batidos "que saudade de ter um bebê em casa", ou "essa é a melhor fase (independente da fase em que a Marina esteja, já ouvi muito essa daí) ou "aproveita que passa rápido demais". Odeio todas essas frases, por vários motivos. Porque não necessariamente é verdade; porque ter um bebê é ótimo, mas ter uma criança também deve ser; porque temos que saber aproveitar todas as fases; porque temos que curtir cada momento, sempre, e não só porque passa rápido.

Agora, tenho que confessar que, sim passa rápido! Hoje, por volta desse horário (são umas 10h da manhã), há um ano atrás, eu estava chegando em casa com o meu maior presente. Não lembro com que roupa ela saiu da maternidade, mas lembro que fui descer umas escadas com ela no colo e a enfermeira que me acompanhava ficou horrorizada e me mandou descer pela rampa. Mal sabia ela que eu estava prestes a enfrentar quatro andares de escada com o bebê nos braços.

Lembro que não colocamos ela no bebê conforto. Ela enfrentou os 500m até em casa no meu colo. Lembro que os dois carros estavam cheios (o nosso e o da minha mãe) de malas, flores, tralha. 

Não lembro quem entrou com ela em casa, mas lembro que ela dormia. E foi direto para o bercinho. Ficamos ali um tempinho e o Dani saiu para comprar um almoço para nós. Ficamos em casa só eu, minha mãe e minha filha. E eu chorei. Lembro bem de sentar na cama, sozinha, enquanto minha mãe arrumava a mesa, e ficar olhando o bebê no berço, e chorar. Minha mãe veio, sentou do meu lado e eu ainda chorava.

O Dani chegou e almoçamos. Não lembro se conseguimos comer tudo, mas acho que não. Acho que paramos para dar atenção a alguns chorinhos. E minha mãe foi embora e a nossa vida começou. Ela nasceu há 1 ano e dois dias, mas faz um ano que a nossa vida começou!

E, sim, parece que foi ontem. Mas, ao mesmo tempo, parece que faz muito tempo. E ter filho é isso, é viver intensamente, é parecer que ela nasceu ontem, mas também é parecer que ela já faz parte das nossas vidas há muito mais de um ano, é querer que o tempo passe rápido para ver ela crescer logo, e é querer que o tempo não passe, para ela não crescer nunca. É querer fazer tudo com ela e não querer mais nada sem ela, é querer umas férias de vez em quando para descansar da função de ser mãe, é acordar todas as noites e se conformar com isso, até não se conformar mais e resolver tomar uma atitude, é chegar num lugar e ver todos os olhos se voltarem para o bebê, e é amar tudo isso, todos os minutos!

Amo muito e não sei mais viver sem!


Nenhum comentário:

Postar um comentário