segunda-feira, 3 de março de 2014

Tchau, tchau, mamá

Hoje, tomamos uma grande decisão: vamos dar adeus para o mamá da Marina!
Isso mesmo, chega de mamadeira.

Na minha cabeça, eu já tinha me planejado para fazer isso quando ela estivesse com dois anos, mas o desinteresse pelo leitinho, tanto da noite, quanto da manhã, tem sido tanto que decidimos antecipar um pouco isso. Durante o carnaval, vou aproveitar esse dias sem Renata em casa para ajudar com as comidas, para avisar a Marina que vamos nos despedir das mamadeiras, que a partir de agora ela vai tomar café da manhã e fazer um lanche de noite antes de dormir. Vai me dar mais trabalho? Com certeza. Pelo menos no início. Mas, a longo prazo, acho que vai ser ótimo.

O que motivou essa minha decisão antecipada? Já tem bastante tempo que a Marina não dá mais bola para o leite e que a gente precisa ficar um tempão para conseguir fazer ela mamar pelo menos metade da mamadeira (no total são 200ml). E o resto vai todo pelo ralo... Um desperdício. Aí, na quinta de noite, ela não quis nadinha do leite. Até o que eu consegui enfiar com um pouco mais de assertividade, ela cuspiu com a língua. Não quis mesmo. Ok, foi dormir sem. Aí, hoje de manhã, ficou brincando na mesinha de cabeceira do pai, onde estava o leite, sem nem dar bola para a mamadeira. Quando perguntei se ela não queria mamar, me respondeu simplesmente "nhão". Perguntei mais um vez, ela pegou a mamadeira, deu um gole e deixou na mesa de novo. Ainda consegui fazê-la dar mais um gole. E ficou por isso mesmo. Na creche, às 8h30, teria suquinho, mas a pequena estava de pança vazia desde o jantar do dia anterior, também na creche, às 17h30. Um pouco demais, né?!


E esse foi o estopim: meu bebê está crescendo! E me avisando que não quer mais tomar mamadeira!

Como não podia deixar de ser, já estou planejando várias opções de lanche da noite e de café da manhã. Vai ser um cardápio bem mais simples, com um ou no máximo dois alimentos principais. E só. A ideia é ela comer tudo sozinha mesmo. Já pensei em creme de cenoura com gengibre, purê de baroa com brócolis, caldinho de feijão, escondidinho de batata com carne moída, ovo mexido, creme de frango desfiado. E para o café da manhã, teremos iogurte com frutas, só frutas, sanduíche, suco, vitamina de banana da Nigella e muito mais.

Agora é esperar para ver como será essa nova fase.

Nenhum comentário:

Postar um comentário