quarta-feira, 26 de novembro de 2014

A mulher e a maternidade

Antes de ser mãe, eu trocava de brinco todo dia. Hoje, uso sempre as mesmas pérolas, porque, se tirar o brinco, o mais provável é que esqueça de colocar outro.

Antes de ser mãe, eu tomava banhos longos, menos quando estava atrasada. E o nível de maquiagem que eu usava dependia exclusivamente de mim, e da hora que eu tinha acordado. Hoje, meus banhos são ágeis, minha maquiagem, idem. Só não consigo ser mais rápida porque preciso administrar os pinceis e batons na mão da Marina.

Antes de ser mãe, eu passava bastante tempo fazendo nada, deitada, descansando, vendo TV, lendo. Nunca fui de dormir até muito tarde, mas tinha manhãs preguiçosas! Hoje, relaxo em torno de uma hora por dia, depois que a Marina dorme, enquanto eu janto, vejo alguma programa de TV e, em seguida, desmaio.

Antes de ser mãe, se não tinha comida em casa, eu dormia sem comer, ou pedia uma pizza. Hoje, não posso mais não ter comida em casa, nem que seja uma banana ou um biscoito.

Antes de ser mãe, eu atravessa a rua correndo quando dava uma brecha entre os carros. Hoje, espero o sinal fechar.

Antes de ser mãe, eu já era organizada com a minha casa, com as minhas coisas, com as minhas contas. Hoje, continuo organizada com a casa, e bem mais. Com as minhas coisas também. Já com as contas...

Antes de ser mãe, o trabalho era minha principal fonte de preocupação. Hoje é só mais uma delas.

Antes de ser mãe, eu planejava a minha viagem com base nos meus interesses, no meu calendário. Hoje, penso primeiro nas opções interesses que os locais oferecem para criança, depois vejo como vou me encaixar nisso tudo.

Antes de ser mãe, eu era livre. Se alguém quisesse marcar um chopp, eu ia na hora. Hoje, preciso de esquema para tudo.

Antes de ser mãe, eu estava sozinha, fazia as coisas sozinha, ia ao mercado sozinha. Hoje, estou sempre acompanhada. E só tem dois momentos em que eu realmente estou sozinha: no trabalho e na manicure.

Antes de ser mãe, eu gostava de música. Hoje, ainda gosto. E gostava de ler. E ainda gosto, embora não tenha mais tanta disponibilidade. E fazia um milhão de coisas que hoje realmente não consigo, seja por falta de tempo ou mudança de foco.

Quando olho para trás e penso em como eu era antes, vejo algumas coisas que eu não gosto. Eu era muito impaciente (bem mais que hoje) e irritadiça (way more). E sempre trabalhei muito. Aí, sobrava pouco tempo para mim. Se eu soubesse, talvez tivesse tentado administrar as coisas um pouco melhor, como preciso fazer hoje para me virar com trabalho, filha, marido, casa e eu. Tudo isso para dizer que a essência continua sendo a mesma, mas a maternidade muda a gente, me mudou, e muito. E para melhor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário