sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Amigas com filhos x amigas sem filhos: como fica?

Podemos dividir as mulheres em três categorias:

1) Aquelas que têm filhos
2) Aquelas que não têm, mas querem ter em algum momento próximo
3) Aquelas que não têm e não querem ou aquelas que não têm e nem pensam nisso no momento

Com certeza todo mundo tem pelo menos uma amiga que se encaixa numa categoria ou na outra.

Aí, você tem filho e, depois da sua vida inteira mudar e virar de pernas para o ar, a sua relação com as pessoas também muda. Muda a relação com o marido, que ganha a perpectiva de pai. Eu me enchi de orgulho ao ver o Dani cuidando da Marina e dando banho nela. O amor ganha um novo tempero. Muda a relação com a mãe também. Eu descobri, finalmente, aos 32 anos, como a minha mãe me ama. E agradeço imensamente por tudo que ela sempre fez e ainda faz por mim. E também aprendo muito, todo o dia, com a maneira dela de ser mãe. E, inevitalmente, muda também a relação com as amigas.

Das amigas que têm filhos, nos aproximamos de novo. Dividimos o mesmo cotidiano, os mesmos assuntos, interesses semelhantes, algumas dicas.

Com aquelas que não têm, mas planejam, mantemos um relacionamento próximo, já que elas querem ter um bebê por perto. Elas se interessam pelos assuntos maternos monotemáticos e querem saber, mas continuam tendo suas vidas livres e independentes, seus horários, sua rotina, seus programas.

Já as amigas que não têm filho e nem planejam ter costumam ser solidárias, afinal são amigas, mas não costumam entender como a vida muda quando viramos mães. E a vida muda tanto que achei melhor escrever um post só sobre isso, sobre a mulher e maternidade, as mudanças que vivemos no nosso cotidiano, na nossa vida, nos nossos costumes, no nosso modo de pensar, E não é voluntário, a gente não planeja mudar nada disso, acontece. É natural, vem vindo, e, de repente, viramos pessoas diferentes! E melhores! (Pelo menos eu acho, né?!)


Nenhum comentário:

Postar um comentário