segunda-feira, 16 de julho de 2012

Tá na hora de mamar!

Nas minhas leituras blogueiras pós-parto, descobri que existem duas "técnicas" de amamentação.

A primeira se baseia na livre demanda, o que significa que você dá de mamar sempre que o bebê pede. Chorou? É fome? Dá-lhe peito. Achei que essa técnica traz alguns problemas e resolvi não adotá-la.
O primeiro problema é que, logo no início, assim que o bebê chega na sua casa, você ainda não reconhece os choros, não sabe o que é fome, fralda suja, incômodo, cólica ou sono. Bem, pelo menos eu não sabia. Acho que até hoje, 3 semanas depois, ainda não sei identificar muito bem os tipos de choros. Só sei mesmo qual é o choro da cólica, que esse não deixa dúvida nem para mim.
Outro problema que eu vejo na livre demanda é acostumar mau o bebê. O bebê se acostuma, sim, logo de cara. A Encantadora de Bebês diz que você nunca deve começar de uma maneira que não quer manter. É muito mais difícil tirar um mau costume do que acostumar bem desde o início.

Então, decidi criar uma rotina desde a primeira semana. E como eu poderia não criar uma rotina, né, bem organizadinha? Pois então, essa é a outra técnica! A ideia é ter tudo certinho, marcadinho e obedecer esses horários, pelo menos na medida do possível. (Também não precisa ser xiita.)
Eu estabeleci mamadas de três em três horas. De noite, na madruga, esse tempo fica um pouco mais espaçado, mas também não pode deixar passar muito. Isso significa que, aqui em casa, damos em média sete mamadas por dia, que duram em média 20 minutos no peito, mas chega a quase uma hora se considerarmos o tempo de conseguir pegar o peito direitinho, arrotar, trocar a fralda, mamar mais um pouquinho, voltar para o berço.

Confesso que esse controle dos processos mudou a nossa vida aqui em casa. A primeira semana foi bem caótica, mas, quando entendemos a importância de criar uma rotina (tanto para ela quanto para a gente), tudo mudou. Parece que a vida entrou nos eixos de novo!

Mas não é porque essa foi a técnica que decidimos adotar que ela é infalível e livre de problemas. A pior parte é quando chega a hora de mamar e, muitas vezes, a pequena está dormindo a sono solto. Dá uma peninha acordar para mamar, principalmente sabendo que ela vai demorar até conseguir conciliar o sono e dormir de novo. Tipo agora. Faltam três minutos para a hora regulamentar da mamada, e lá está ela no maior ronco. Aiai... Vamos dar uns 15 minutinhos de brinde para mim e para ela.

Para ajudar a estabelecer a rotina dos horários, nada como os milhares de aplicativos disponíveis no maravilhoso mundo do iphone! Viva Steve Jobs! Baixei e testei vários e o meu preferido é o BabyNursing. Ele é bem claro e óbvio quanto ao próximo peito (ninguém merece essa confusão de direito e esquerdo), marca o tempo da mamada, com direito a play e pausa (afinal, poucas são as mamadas que duram 20 minutos de uma enfiada só), tem quantidade de mamadas por dia, semana ou mês, média e total de minutos. E ele ainda me avisa de três em três quando "It's time to nurse Marina". Ou, se eu deixo passar um tempinho de bônus, ele me pergunta de novo "Did you remember to nurse Marina?" Então, não posso esquecer a minha filha. Vamos lá acordar a pequena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário